sexta-feira, 19 de julho de 2013

O movimento que traz a cura

  



O livro de João nos fala de um paralítico que estava a beira de um  tanque chamado Betesda há 38 anos. Todos os dias amanhecia e anoitecia e aquele homem na mesma situação. Conta esse texto que o primeiro que mergulhasse naquele movimento seria curado! Mas como ele não podia chegar não era curado. Quantas  vezes perdemos a oportunidade da cura, a oportunidade de mudança de sorte, a oportunidade de um emprego,  de um relacionamento bom. Quantas vezes perdemos a oportunidade de pedir perdão e de principalmente perdoar.
Assim como esse paralítico somos nós, esperando por um milagre, esperando por uma mudança na nossa historia. Aquele homem esperava que pessoas o ajudassem  em seus problemas, mas aquilo que  ele precisava nao poderia vir por mãos de homens. 
Mais um  dia na vida daquele homem surgiu e com ele novamente a esperança, talvez ao amanhecer ele pensou " quem sabe hoje serei o primeiro ...." Mas ele encontra- se sentado e esperando e Jesus vem ao seu encontro e pergunta: " queres ser curado? " ah senhor é tudo o que mais quero! Sim senhor quero ser curado, ele responde, mas...aí surge  o mas nas nossas vidas né rsrs o paralítico começa a contar das suas impossiblidades . 
Quantas vezes nós surgimos com os mas, os se, os talvez, os será? Quanta hesitação diante daquele que tem poder para mudar a sorte diante dos nossos olhos. 
Todos os dias o anjo vinha e agitava aqueles águas, mas naquele dia aquele que é a própria água curadora estava ali. O senhor ja chega naquele lugar para  fazer a diferença, Vc não precisa mergulhar hoje, vc tem esperado todos os dias para fazer isso ou aquilo, mas hoje não . Porque sou eu que vim para fazer aquilo que vc precisa. Levanta! toma a tua cama e anda. É disso que precisamos, o movimento dele dentro de nós. Rios de águas vivas correrão , fluirão dentro do nosso ventre, não é isso que diz a Palavra? 

Pedro pescou a noite toda e nada conseguiu. Pela manhã estava lavando suas redes, tomado pela frustração. Como um pescador se apresentaria diante das pessoas de mãos vazias? enquanto lutava durante a noite contra um mar que não queria dar-lhe nada em troca a não ser o cansaço, talvez fosse tomado por tantos sentimentos e pensamentos. O que esta acontecendo? Porque não estou pescando? Vc tem se sentindomassim? Porque nada muda na minha vida? Porque não consigo mudar meus pensamentos, meus sentimentos , porque parece que nada dá certo na minha vida? Porque luto e luto e só me canso, não consigomir avante com meus projetos e sonhos? Tantas perguntas sem respostas. O que aquele paralítico pensava enquanto esperava? Como estavam seus sentimentos enquanto o milagre não chegava na vida dele?  
Pedro pela manhã se encontra cansado e frustrado , Jesus vem e não lhe  pergunta nada, e simplesmente diz: joga as redes ao mar. O que vc faria ou diria se te mandassem fazer tudo de novo que vc faz tem feito? 
Pedro responde: sobre a tua Palavra farei. E obedece e volta carregado de peixes.
É disso que precisamos " a tua Palavra " é ela que faz acontecer o milagre que precisamos.
Jesus vem ao encontro de dois homens em situações diferentes, mas ambos frustrados, decepcionados e os cura e os livra de suas dores. Nunca mais foram os mesmos. 
Desde que Ele apareceu em nossas vidas e em nossos caminhos, nunca mais fomos os mesmos. O senhor é tudo orquestra precisamos. É ele quem movimenta nossas águas paradas! 


Com amor, 

Pra Arlete Nascimento